terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Ser Mãe de Menino É?

"Do nosso amor a gente é que sabe, pequeno."

Outro dia desses me deparei com um texto que se intitulava "Ser Mãe de Menino É...". Fui ler a nível de curiosidade, e não me surpreendi pois era exatamente o que eu esperava. Um texto meloso, piegas e cheio de clichês. Sem contar que era um tanto quanto machista. Nele seguia o discurso de que ser mãe de menino é descobrir o quão fantástico são as brincadeiras de menino, dando a entender que uma mulher nunca tenha brincado de carrinho, de jogar bola entre outros. Destacava também a incrível descoberta de que, segundo a autora: "Azul é uma cor tão bonita quanto rosa". Ora, veja, eu detesto rosa, sempre detestei e detesto mais ainda a postura de quem ensina a seus filhos que existem "coisas de menina" e "coisas de menino". Poxa vida, tanto tempo a gente vem lutando contra o machismo que impera na sociedade e damos de cara justamente com mulheres que são mais machistas que muitos homens, e pior, mulheres que criam filhos e filhas com essa postura. Devido a essa minha pequena revolta, eu vou pontuar aqui, na minha singela opinião de mãe de um menino, o que é ser mãe de menino.

Ser mãe de menino, é antes de qualquer coisa, ser mãe de um ser humano, pouco importando se é menino ou menina. É aprender e ensinar que diferenças existem sim, mas que devem ser todas respeitadas. Ser mãe de um menino é reviver a infância de menina-moleque, de pé no chão de terra, de caçar tatu bolinha, de brincar escondido com os carrinhos do irmão mais velho. É lembrar do dia em que você pintou o tapete branco da sua mãe de aquarela, até porque, pra aprontar basta ser criança. É fazer como o Chico Buarque e ter saudade do tempo em que a maldade nem tinha nascido.
Ser mãe de menino, é se vestir de monstro, de fada, de rei, de rainha, de bruxo e as vezes até virar cavalo. É ter poderes mágicos que você jamais vai revelar, é dançar, mesmo que sem ritmo, mesmo que sem música, é saber mudar a voz enquanto lê uma história na beirada da cama.
Ah, eu poderia passar o dia aqui, não me faltariam argumentos para dizer o que é Ser Mãe de Menino, ou simplesmente, o que é Ser Mãe. Porém, paro por aqui, até porque, ainda não descobri nem metade das maravilhas da maternidade. Porém, vamos deixar isso pra mais tarde.

E pra você, Ser Mãe de Menino é...?


Maya Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário