terça-feira, 12 de junho de 2012

Respire Fundo





 Essa é a história de um menino que tinha medo de ser devorado por uma Senhora terrivelmente ilusória.


 Mas nessa história aconteceu o obvio, o claro, o esperado. Uma descoberta que mudou o rumo do que seria clichê, o pobre menino mirrado com olhos coloridos e sorriso de horizonte que não sabia mentir, tinha alma. Ah, como sofrem com a estranha Senhora aqueles que tem alma, os que sonham. A princípio caem em uma doce ilusão, um êxtase de sensações, um rodopio de felicidade efêmera, é tudo tão rápido, colorido, a boca mal se fecha e lá vem mais um trago, mais um gole. As risadas são altas, as bocas vermelhas, os olhos escuros e profundos com um lago negro que esconde lendas e mistérios. As mãos e seus movimentos minuciosos, as unhas roídas de nervoso, sabe-se lá por que. O êxtase de tudo, de um amor, de um sorriso e de repente o menino se vê sem nada, cheio e com um vazio sem medida sentado na beirada da cama olhando para o par de sapatos sujos de asfalto. E é aí que a Senhora maltrata, usando o tempo que outrora fora tão comprido, e agora não passa de um curto prazo de validade antes que tudo vaze pelo bueiro. Ele começa a se sentir tão caipira, tão sem motivos. Não quer ser devorado. Implora todas as noites, ele não quer Minha Estranha Senhora, poupa o menino mirrado, que já não tem mais tanta cor nos olhos nem consegue sorrir o horizonte. Uma gota de realidade é tão amarga quanto remédio para quem sempre viveu o que é belo e vulgar no lugar mais lindo do mundo. Eis que o menino cai em si, se pergunta por onde andará a beleza que morava dentro dos seus olhos? 

 Ele já não sabe, e nem quer saber dessa gente toda, não quer jogar confetes do Carnaval que passou, nem beijar a mesma boca borrada, ele só espera que tudo dê certo, de um jeito ou de outro. O menino, que já não é mais tão menino assim, se pega criando o bicho da malícia, aquele que mora dentro do lago negro que as pessoas carregam nos olhos. Mas ele não precisa escurecer os olhos nem a alma, dizem que ele é bonito demais pra isso. Alguém só precisa contar pra ele que é preciso acreditar com força, fechar os olhos e só acreditar. Acreditar na beleza, por mais obscura que ela esteja entre prédios e grafites. Por que se o menino não acreditar, vai deixar de ser mirrado, com olhos coloridos e sorriso de horizonte, para se tornar apenas Paulista. 
E só para constar, o caminho sempre será o mesmo, o que muda é a maneira como você vê os cavalos, carros, Senhoritas e cerejeiras que ali estão. A resposta pode estar do outro lado do que você está vendo. 






Para um amigo que tem sorriso de horizonte - Maya Costa






"Essa cidade é uma estranha Senhora, que hoje sorri e amanhã te devora"
Os Saltimbancos

Nenhum comentário:

Postar um comentário