quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Vende-se Demagogia Barata





Não podemos negar que a internet tem dado o que falar e manifestar!


 Desde o seu inicio, soubemos que a internet seria de grande ajuda para o homem. Podemos nos comunicar a distância, trocar informações pelo mundo inteiro sem sair do lugar, conhecer pessoas de todos os cantos, enfim, uma variedade de coisas que se tornam cada vez mais infinitas. 
 A internet foi dada então como Terra De Ninguém. Onde não existia censura, repressão ou qualquer forma de real identificação. Fomos perdendo seu controle. E a fins de que a internet se tornasse uma coisa saudável, começou a ser "levemente" podada. Totalmente compreensível, claro! Com a febre dos sites pornôs, a pedofilia (pouco falada na época) começou a crescer. Um assusto importante, mas vedado e pouco falado pela mídia.
 Com o tempo a internet já não era mais tão segura, mas se tornou um ponto de partida para a diversão. Com o surgimento dos bate-papos simultâneos, das redes sociais, internet virou coisa para jovem, e daí em diante vocês já conhecem a história.

 Pois bem, não estou aqui para contar a história do surgimento da internet, nem muito menos falar dos seus prós e contras. Escrevo por um pensamento que me vem martelando a cabeça já faz um certo tempo. Concordamos que com a chegada do Facebook as pessoas se uniram mais em prol de muitas coisas. Tomo como exemplo a Marcha da Liberdade (18/06/2011), que reuniu cerca de 2 mil pessoas em uma caminhada que partia da Av. Paulista e tinha seu termino na Praça Oswaldo Cruz, Centro de São Paulo. Pude acompanhar virtualmente a organização e mobilização das pessoas para o manifesto, que acontecia devido a violência sofrida na tentativa de efetuar a Marcha da Maconha em São Paulo. Estudantes e jovens foram seriamente, e moralmente agredidos por policiais devido a acusação de uso de maconha durante a marcha (Da Maconha?). Desde então, todo e qualquer motivo está se manifestando via redes sociais. 
 Acredito nessa importância, e o quanto nós jovens desse país demoramos para tomar ciência disso. Hoje eu posso participar de uma manifestação onde quer que ela esteja, seja como seguidora virtual ou real. Mas vamos pensar no que está acontecendo, ou pelo menos no que eu estou enxergando acontecer. Mais uma vez, como é de costume do povo brasileiro, estamos nos acomodando com a ideia de poder manifestar virtualmente. Logo, toda e qualquer causa é válida. Podemos apoiar a Adoção de Animais, o Cuidado Com Crianças de Orfanatos, a Fome na Africa, etc... Mas será que podemos mesmo, de fato, apoiar tudo isso só pela internet? 
 Eu creio que não. Acredito que mover e incentivar as pessoas via internet é importante e faz uma grande diferença, mas ir para as ruas ainda é o ato principal e que está em falta. Como eu posso acreditar que estando na minha casa confortável na frente do meu belo computador, eu estou ajudando animais a serem adotados com um simples clique?! Por que não romper com essa corrente de preguiça e ir até uma Ong se candidatar a voluntário para cuidar disso? É tão mais humano, assim por dizer.
 Atualmente, estamos sofrendo um contraponto importante, e que eu espero que seja pensado por todos, assim como eu me fiz pensar. Nós só estamos vivendo uma realidade virtual? Todas essas manifestações atuais não passam de mera hipocrisia? 

 Hoje, via facebook, eu pude acompanhar uma movimentação eu diria um tanto quanto inútil. Uma espécie de corrente, em que você teria de mudar sua foto do profile, e assim, supostamente, estaria dando apoio ao abuso de crianças. Foi como uma peste e em instantes a maioria das pessoas estava participando. Vamos pensar, não dói. Uma atitude como essa não muda absolutamente nada, além da foto. Isso me faz pensar, será que as pessoas são tão manipuláveis assim? Ou é simplesmente o fato das pessoas continuares ALIENADAS, antes à TV, agora à Internet.


Continuo pensando...



Maya Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário